Pergunta Como saber qual tamanho comprar?
RespostaO tamanho deve ser escolhido de acordo com a anatomia e condições físicas, e não só intensidade do fluxo. Se o holycup! é pequeno demais para seu corpo, a borda dele não fica apertadinha no canal vaginal e pode vazar. Se o tamanho que você escolheu foi baseado em absorventes internos, o maior tamanho porque tem fluxo intenso, pode ser que seja muito grande para você, e vaza porque um cup grande demais numa cavidade estreita demais e dificulta ele abrir completamente. Então ele dobra devido à pressão e por isso vaza.

Normalmente uma mulher de 40 anos tem menos elasticidade muscular que uma de 20. Mas não fazemos relação com idade, pois uma mulher de 40 super atleta que teve cesárea pode ter uma musculatura mais firme que uma de 20 com 2 partos normais e sedentária.
Fatores que influenciam na elasticidade muscular vaginal são um conjunto de: idade, frequência e tipo de atividades físicas e número e tipo de gravidez.
Quanto mais tonificada a musculatura, mais estreito é o canal vaginal, e menor deve ser o tamanho do holycup!

*Verão – muitas mulheres relatam um aumento de fluxo considerável no verão ou períodos muito quentes. A cavidade vaginal tende a expandir mais em algumas mulheres nesses períodos. Se esse for seu caso, vale à pena adquirir dois tamanhos diferentes, quando sentir que for uma diferença muito grande.

*Cérvix- algumas mulheres notam que o cérvix fica dentro do holycup! e por isso há o vazamento antes de encher. Considerações especiais:
Cérvix é a entrada do útero por onde sai a menstruação, situado no alto da vagina. Quando sentido com o dedo, assemelha-se à ponta de um “nariz”. Se você nem consegue sentir seu cérvix, é porque ele é bem profundo. Ele está sempre em movimento e para algumas mulheres, ele se move mais para baixo durante a menstruação. Se o cérvix está posicionado bem mais baixo na vagina, é possível que ele fique dentro do holycup! e ocorra eventuais vazamentos. Basta reposicionar o holycup! mais para baixo.

*Independentemente do tamanho, se o cup subir sempre, faça exercícios kegel para tonificar a musculatura da vagina.

*Exercícios Kegel são destinados à homens e mulheres. São indicados para todas as mulheres de todas as idades, principalmente quando em excesso de peso e após o parto. Além de aumentar o prazer sexual e tratar incontinência urinária, mantém o holycup! no lugar certo.

Pergunta Cuidados e limpeza
RespostaComo e quando lavar o holycup!
Importantíssimo sempre lavar bem as mãos com água e sabão antes e depois de manusear seu holycup!

Durante a menstruação basta enxaguar. Caso queira lavar com sabão use um neutro sem perfume. Sabonetes com óleo podem impregnar no coletor e causar irritações na vagina.
Para limpar os furinhos próximo à borda, encha o holycup! com água e tampe com a palma da mão. Com a outra mão, aperte a base do holycup! e a água sairá com pressão suficiente para limpar eventuais resíduos. Podem ser usadas também escovas Inter dentárias.

Esterilize o holycup! todo início de ciclo:
Por fervura: imerso em água, em uma panela para essa finalidade, por 5 minutos. Dica: coloque o coletor dentro de um batedor de claras de arame (fuet) para evitar queimar seu coletor caso você o esqueça no fogo.
Atenção: a panela não deve conter resíduos alimentícios, químicos ou oleosos.

Com pastilhas esterilizantes para bicos de mamadeira: mergulhe o holycup! lavado com água e sabão pelo mínimo tempo que o fabricante das pastilhas recomenda. Após, enxágue bem.

No micro-ondas: imerso em água num recipiente que não esteja mais de 3/4 cheio.
Após atingir fervura, ferva por mais 3 minutos. O holycup! deve estar submerso todo o tempo.
Muito cuidado para retirar o recipiente do micro-ondas que ainda estará fervendo. Mantenha longe do seu rosto e corpo e use uma luva para não se queimar. É possível que a água não pareça estar borbulhando até que você movimente o recipiente.

Atenção: Muito importante passar na água fria antes de inserir para não se queimar.

Como prevenir meu holycup! de manchas e odores
Enxágue primeiro sempre em água fria para evitar fixação de manchas e odor.

Não deixe mais que 12 horas para esvaziar. Isso causa mancha e odor.

Tente uma das opções:

Deixe algumas horas no Sol.

Esfregue um limão ou deixe imerso em suco de limão por 1 hora e ferva depois para tirar qualquer resíduo.

Para se livrar do odor mergulhe o holycup! na solução de esterilizar bicos de mamadeira pelo mínimo tempo recomendado pelo fabricante.

Deixar imerso em água oxigenada máximo 10% o tempo que bastar.

Caiu no vaso sanitário
Recomendamos adquirir um novo coletor.

Como esvaziar o coletor em banheiro público?
Tenha uma garrafinha de água para enxaguar o coletor no vaso sanitário. Use um lenço umedecido ou até papel higiênico para limpar a borda do coletor.

Qual a vida útil do coletor?
Se você seguir nossas recomendações de cuidados, o holycup! pode durar até 10 anos. Considere trocar antes em algum dos casos: ter caído no vaso sanitário, queimado durante fervura, lavado em máquina lava louças ou alteração na textura por produto químico ou oleoso.

Dicas para remover?
Se estiver com dificuldade de alcançar o holycup! agache com as pernas afastadas para encurtar o canal vaginal. Sentada no vaso sanitário também é uma boa opção.

Faça movimentos de força para baixo nos músculos pélvicos, como se estivesse empurrando o holycup! para fora, mas concentre-se nos músculos pélvicos somente. Apesar de sentir que o holycup! está subindo mais, continue empurrando que irá ajudar.

Coletores causam síndrome do choque tóxico (SCT)?
A SCT afeta homens e mulheres. A maioria das pessoas em idade adulta já teriam imunidade à essa bactéria, mas nem todos e não há como prever quem terá ou não a doença. SCT tem sido associada à indivíduos que passaram por cirurgias recente, infecções dos tecidos moles e osso, picadas de inseto, menstruação, uso de dispositivos contraceptivos intrauterinos ou intravaginais, use absorventes internos.

Síndrome do choque tóxico menstrual é uma doença grave por vezes fatal, causada por uma toxina ligada à bactéria staphylococcus aureus, e tem sido associada à capacidade de absorção elevada de absorventes internos e ao uso prolongado.

Os sintomas da SCT assemelham-se aos da gripe: febre alta repentina, vômitos, diarreia, tontura, desmaio ou erupções como queimaduras durante a menstruação ou alguns dias depois. Se notar estes sintomas durante o uso do holycup! remova-o e procure imediatamente um médico.

Mesmo se tratando de uma doença rara gostaríamos de recomendar alguns pontos tendo em vista reduzir os riscos do SCT.

*não use nenhum dispositivo interno, nem mesmo o holycup! caso tenha sido diagnosticada com SCT

*lave bem as mãos antes e após manusear o holycup!

*siga nossas orientações quanto ao modo de limpeza do seu holycup! principalmente no início de cada ciclo

*não exceda o tempo recomendado de uso. Permitimos até 12horas, mas se não houver a necessidade, tente esvaziar e enxaguar a cada 6-8 horas.

Até o momento não existem casos de SCT associado ao uso de coletores menstruais, o contrário aos absorventes internos. De todo modo, atendendo as regras da Anvisa, devemos alertar sobre o risco de SCT e coletores menstruais.

Pergunta Posso usar o holycup! caso eu…
Resposta…seja virgem?
O tamanho P é indicado para você. Pode haver o rompimento do hímen da mesma forma que esse rompimento pode acontecer em outra atividade que não a penetração.

…tenha unhas compridas?
Com um pouquinho de prática é possível.

…tenha endometriose?
Eu tenho endometriose. Como o holycup! funciona pra mim?

Como a endometriose é caracterizada de fluxo super intenso e perda de coágulo, o uso do holycup! é bem mais eficaz que absorventes que só absorvem o sangue. É uma forma também de informar a quantidade de sangue perdida em cada menstruação em suas consultas médicas.

… use DIU?
Usando o holycup! corretamente não há nenhum problema de usar junto com o DIU, principalmente porque ele fica posicionado bem mais baixo que absorventes internos. 1 a cada 20 mulheres tem o DIU expulso (usando ou não o holycup!) dentro de cinco anos de inserção. Converse com seu médico se há a necessidade de encurtar as cordinhas do DIU.

Quando o DIU é inserido pela primeira vez, recomendamos esperar seis semanas antes de usar o holycup! ou absorventes internos.
Para remover o holycup! aperte sua base para soltar o vácuo formado e depois puxar.

… entre na menopausa?
Na menopausa ocorrem mudanças bruscas de fluxo. Às vezes leve, às vezes intenso, coágulos e inundações. O holycup! lida com tudo isso de uma forma muito prática, além de ser visível o quanto de sangue está vindo e poder informar seu médico.

… tenha muita cólica menstrual?
Algumas mulheres que sempre usaram absorvente interno e passam a usar o holy cup! dizem que as cólicas diminuem. Isso acontece quando a cólica é causada pelo constante toque do absorvente no cérvix, e como o holycup! é usado bem mais abaixo, diminuem essas dores.

Com o holy não existem irritações, coceiras ou desconforto. Acreditamos que ao se sentir segura confiando neste método de higiene, as mulheres se tornam mais tranquilas quanto à menstruação. Não há a aparência de curativo que os absorventes têm e inconscientemente nos fazem sentir “doentes “.

… esteja em puerpério?
Não é recomendado usar nem o holy cup! nem absorventes internos nas primeiras seis semanas após o parto, pois pode aumentar o risco de infecções nos tecidos vaginais que ainda estão muito sensíveis após o parto. Uma alternativa saudável a ser considerada nesse período é o uso de absorventes feito de algodão orgânico e laváveis, pois não contém perfume nem química. E depois pode voltar para a praticidade do holy cup!

… tenha útero retrovertido?
Normalmente não há problema algum. Lembrando que são muitas variações anatômicas, aconselhamos usar no começo um absorvente na calcinha até encontrar a melhor posição do holy cup!

Entre em contato conosco compartilhando sua experiência que será útil para muitas mulheres.

… esteja com candidíase?
Não recomendamos o uso do coletor enquanto a candidíase não seja tratada. E quanto ao coletor causar candidíase, 1/3 absorvido por absorventes internos são secreções que previnem candidíase. O holy cup! não interfere nessas condições, nem alteram o pH. Caso use sabão para lavar o holy cup! enxágue muito bem, pois resíduos de sabão podem alterar o pH e provocar irritações e até mesmo candidíase.

… use anel vaginal?
Você pode usar o holy na semana livre do NuvaRing e se a sua menstruação continuar depois dessa semana livre, eis algumas considerações:
O anel deve sempre estar em contato com a parede vaginal, ou seja, não pode entrar no coletor. Algumas mulheres arrumam o anel na lateral do holycup! ou inserem o anel após inserir o coletor para não ter o risco de entrar nele. Discuta essas ideias com seu médico/a.

… faça posturas invertidas?
Há alguns debates sobre posições invertidas serem ou não ok durante a menstruação. Na Yoga algumas posições semelhantes são conhecidas por aliviar sintomas da menstruação, e outros dizem que não deve ser feito por potencializar o contra fluxo. Então é uma opinião pessoal que pode também ser levada ao seu médico.

Não existem provas até o momento, de que posições invertidas são de fato prejudiciais durante a menstruação. Tanto as atividades acima descritas, como dormir com o holy cup! está livre de vazamentos, desde que usado corretamente.

Mas não queremos que um acidente, na aula de yoga por exemplo, te desencoraje a aproveitar dos benefícios do holy cup!
Por isso não custa nada se prevenir em dobro, e usar um protetor de calcinha, no começo de cada nova atividade.

… tenha fluxo intenso?
O holy cup! dá conta do recado! Por colher três vezes mais que os absorventes absorvem, você não terá que ir ao banheiro toda hora como de costume. No começo é interessante ir ao banheiro com a mesma frequência que você iria usando absorventes como uma forma de saber a real frequência que deve esvaziar. Normalmente menstruamos bem menos que pensamos. E se você é jovem, nunca deu à luz, ou faz muito esporte, considere usar o tamanho M. Não é porque seu fluxo é intenso que você sempre deve escolher o tamanho G. Pode ser que o tamanho G seja muito maior que seu canal vaginal e a borda do holy cup! não abra completamente dentro da vagina havendo então a possibilidade de vazar.

… tenha fluxo leve?
Provavelmente você irá esvaziar ele uma única vez ao dia, no máximo duas.

… seja portadora do vírus HIV?
De acordo com o Conselho Finlandês de AIDS, você pode dar descarga do sangue infectado no vaso sanitário. Ele não é nocivo quando diluído em bastante água. Caso tenha necessidade de esvaziar o holy cup! onde não tenha água corrente, cubra o sangue com algum solo, prevenindo de alguém entrar em contato. Somente o sangue fresco transmite o vírus.

… no sexo?
Deve ser retirado antes do sexo com penetração.

… tenha alergias?
O material do holycup! é usado em cateter médico, já os corantes são para uso alimentício, não causam alergias.

Pergunta Pedidos e compras
RespostaEnviamos para todo território nacional

Você tem 14 dias para devolver um item desde que esteja lacrado. Os custos do frete por motivo de devolução são do cliente.

Os pedidos são postados toda quarta feira e após o envio, enviamos o rastreio por email. Recomendamos acompanhar o rastreio para a encomenda não voltar caso o cliente não esteja em casa nas tentativas de entrega. Podem haver atrasos por conta da pandemia, datas comemorativas ou greves dos correios.

Pedidos podem ser cancelados pelo site.

Alterações do pedido são possíveis antes do envio. Nos comunique assim que possivel por email avisando sobre possiveis alterações.

Caso tenha interesse em revender o produto, entre em contato pelo site. Por enquanto não temos revenda mas assim que tivermos entraremos em contato.